sábado, 1 de dezembro de 2012

As novidades do novo blog






Em dezembro de 2010, estive em Miami na Florida e não podia deixar de visitar alguns dos locais conhecidos por exibirem belas construções "art déco". Confesso que fiquei um pouco desiludido com a "banalidade" dos edifícios construídos nos anos trinta, e que atraem todos os anos multidões de turistas de todo o mundo.
Pois bem, acho que chegou o momento de, através do novo blog, divulgar alguns aspetos do nosso "art déco", que tanto influenciou uma época algures entre os anos 1920 e 1950 aqui no Algarve. Espero conseguir fazer um bom levantamento de uma boa parte deste património local e que, aparentemente, tem sido tão ignorado. No blog anterior dei destaque a uma das imagens de marca do Sul do país, as tão peculiares chaminés, e agora irei tentar mostrar o que de melhor existe nesta arquitetura, e como os algarvios o representaram no seu dia-a-dia, em fachadas, interiores das casas e na decoração em geral. 

Uma outra coisa que aproveito para dar a conhecer, diz respeito a um centro de jardinagem que descobri recentemente, e que tem feito as minhas delicias. Localiza-se em Albufeira, mais propriamente junto à EN 125, no cruzamento entre Ferreiras e as Fontaínhas. Para além da excelente seleção de plantas para jardins de baixa manutenção, conta também com a simpatia da Graça, proprietária e apaixonada pelas plantas e animais. Fiquei rendido ao local quando, e para meu espanto, encontro a palmeira dos meus sonhos,  relativamente rara por cá. Falo da famosa Bismarkia nobilis ou palmeira azul e, claro, o preço também me convenceu... 
Sugiro aos seguidores do blog uma visita ao local.

2 comentários:

  1. Sim, o art-déco da Florida é muito famoso, no entanto, apesar de não conhecer esta região do globo, também não ficaria muito animado em fazê-lo, pois não sou um grande fã. Gosto de algumas interpretações mais originais, mas, regra geral, fico sempre com mais vontade de ver interpretações vernáculas das arquiteturas tradicionais.
    O art-déco, relacionado com a arquitetura, tal como o nome indica, foi sempre interpretado como uma forma decorativa aposta à fachada, e toda aquela geometrização é-me algo árida, mas, ainda assim, prefiro-a à vertente aplicada ao mobiliário.
    No entanto, vou seguir-te com atenção, porquanto estou seguro que me vais surpreender, pois tens sempre forma de descobrir novas tendências pouco usuais que acabam por me encantar.
    Quanto ao sítio das plantas ví aí uma coisa que é capaz de me convencer, não pela beleza, mas pela utilidade - uma rã. Parece que são eficazes aqui nesta região!
    Lá vais ter de me mostrar a palmeira azul ... mas é mesmo azul? Estou curioso sobre esta variedade.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste último final de semana fiquei muito orgulhoso, pois consegui fazer dois degraus da forma como tu o fizeste, e, apesar de não ficarem tão perfeitos quanto o teu, até nem ficaram mal ... faltou-lhes o teu dedo especial e a tua criatividade, mas fiz o que pude, tanto mais que não consegui ver como construíste aquele que cá deixaste. Tive que adivinhar e utilizar o bom senso ... mas fiquei encantado com o resultado. Ficaram conhecidos como os degraus à "Zé Júlio", apesar de sucedâneos menos ricos
      Manel

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...