terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma boa semana para enxertar




Maio é o mês para enxertar muitas das árvores e plantas que crescem por cá. Tradicionalmente, os enxertos são feitos durante os dias em que a lua está mais escura, ou seja, alguns dias antes da lua nova e alguns dias depois. 
Uma das técnicas mais usadas no Algarve para a enxertia de amendoeiras, é conhecida por canudo. Basicamente, passa por retirar um pequeno pedaço de casca com a forma de um pequeno tubo, e aplicá-lo num ramo, com o mesmo diâmetro e previamente descascado, da árvore que queremos enxertar. O tubo é enfiado no ramo até não se verificar qualquer folga entre ele e o ramo da árvore enxertada. A segunda colagem de fotos de hoje mostra o processo passo a passo . 
Enxertei alguns ramos em duas amendoeiras na Catita, e espero no próximo ano conseguir um belo matizado de cor ao nível das copas destas árvores. Fui buscar alguns ramos àquela que, na minha opinião é, talvez, a mais bela amendoeira em flor que conheço no Algarve, e sobre a qual  já fiz um post.

Mas este é também o mês das rosas, e as roseiras da Catita são prova disso na última foto.  

6 comentários:

  1. Que bacana ...me fez lembrar do meu pai, enxertva as flores de maio em um pedaço de cacto...sei lá! abraço

    ResponderEliminar
  2. Tens que ir ao Alentejo dar um curso de enxertia

    ResponderEliminar
  3. Beautiful roses! Could you please add a 'translate' box as I'm afraid I do not speak or read Portugese, and I want to read everything you have to say.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...