domingo, 23 de junho de 2013

As três principais feiras de velharias no Algarve







Ainda não há muito tempo, seria uma vergonha comprar algo usado, mas, felizmente, isso já faz parte do passado. Tudo graças aos estrangeiros residentes que começaram estas feiras aos quais, aos poucos, os  habitantes locais se foram juntando. Nestes locais, tudo se vende, tudo se compra. Realizando-se sempre aos fins de semana, estas feiras acabam por ser, para mim, um bom programa para as manhãs de domingo.
Actualmente, são muitos os locais no Algarve onde se realizam, mas, conhecendo quase todas, gostaria de sugerir talvez as três principais.
Começava pela feira de Almancil, concelho de Loulé, que se realiza no segundo (e quinto, quando existe) domingo do mês, junto ao campo de futebol.
No domingo seguinte (3º domingo), temos em Portimão uma outra feira também muito concorrida, e que acontece junto ao pavilhão Arena.
Por fim, no 4º domingo do mês, é a vez de Lagoa, realizando-se  no recinto da Fatacil. É, talvez, a maior e melhor feira do Sul. Hoje, por exemplo, comprei dois alcofões (alcofas usadas na apanha de alfarroba e amêndoa e  tradicionalmente eram feitas com esparto cru).

Segundo alguns estudos espanhóis, parece que estas alcofas/alcofões, são de origem Romana, o que significa que, durante mais de 2000 anos, as populações do sul da península Ibérica e, mais propriamente, os algarvios, continuaram a fazer uso destas técnicas. Mas, infelizmente, hoje serão muito poucos aqueles que ainda dominam a técnica...

No 4º domingo realizava-se uma outra feira, na pequena localidade de Barão de S. João (Lagos), com características muito específicas e com uma frequência de feirantes e público muito curiosa e sui generis (nela juntava-se, lado a lado, a velha algarvia e o hippie alemão/nórdico), mas uma operação policial em abril último parece ter acabado de vez com ela... ou talvez não.
As duas primeiras fotos foram tiradas na feira de Lagoa, as seguintes são de Portimão e as duas últimas são de Almancil.

7 comentários:

  1. Conheço as 3 e, na minha opinião, a de Lagoa é a melhor, do ponto de vista do comprador. Seria uma pena se o excesso de zelo/caça à multa acabasse com este tipo de feira.

    ResponderEliminar
  2. posta fotos do que você comprou.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Na minha cidade ñ há feiras se quer parecidas com essas. Bragança é conhecida como cidade festeira, mas eu ia gostar de ter uma dessas feiras aqui!

    ResponderEliminar
  4. Já tens empreita para vários alcofões!
    Percebo como eram fantásticos por serem úteis e práticos, e tudo produzido com materiais baratos e orgânicos.
    Aprender com os nossos antecedentes nunca é demais!
    E gostei imenso de conhecer na vossa companhia a feira de Lagoa!
    Pareceu mais interessante
    Manel

    ResponderEliminar
  5. ola bom dia
    gostei bem deste articulo, e quero esclarecer aquela informação que o sr. Júlio Machado entregue sobre o origine de ALCOFA, no 1ero sou marroquino e nos usamos estas alcofas ate hoje em dia e principalmente no shopping, e com o mesmo nome de origine árabe, por isso duvidei daquele estudos espanhóis e fiz uma pesquisa mt rápida encontrando que o origine não é romana mas é árabe.

    aqui o link de Dicionário Priberam da Língua Portuguesa : http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=alcofa

    e un articolo d wikipedia neste link tb : http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_palavras_portuguesas_de_origem_%C3%A1rabe

    outro link : http://www.joaoleitao.com/nomes-arabe/palavras-portuguesas/

    agradece mt por ler.
    cordialmente

    ResponderEliminar
  6. Zé Júlio

    Adorei as alcofas em esparto. Já te disse que devias começar a vender artesanato em esparto nas feiras. Com a tua bela figura, o público internacional não ia resistir aos espartos, que tu próprio confeccionarias in loco.

    O termo alcofa é de facto árabe, mas não me parece que isso chegue para afirmar que este tipo de cesto teve origem no período em que o Sul de Portugal esteve na mão dos moiros. Em termos de civilização material, todos os arqueólogos afirmam que há uma enorme continuidade entre período romano e árabe no Sul da Península. Portanto estes recipientes podem ter tido origem em Roma e foram posteriormente adaptados e baptizados no período do Islão. Aliás, ainda hoje os usamos e já não acreditamos em Deus nenhum.

    Mas também o que sei eu sobre este assunto?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Interessante para você?
    Por favor, visite nosso blog:
    http://fazenda-compostagem.blogspot.pt/
    Sobre o compostagem de gramíneas... :)
    Com os melhores cumprimentos,
    Hestel Tellus.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...