domingo, 2 de junho de 2013

Um belo fim de semana no Alentejo






A convite dos nossos amigos Manuel e Luís, o fim de semana foi passado no alto Alentejo. Como já é hábito, sempre que os visito tento ajudá-los com o jardim que ainda se encontra em construção.
Nesta altura do ano está fantástico, como podem ver na seleção de fotos que fiz, cheio de rosas e açucenas  perfumadas, entre muitos tomilhos e alfazemas. É um pequeno paraíso regado com as águas frescas e cristalinas do poço, o que faz toda a diferença na saúde e no bom aspeto das plantas. Este jardim é mais um bom exemplo do como é fácil criar um espaço envolvente e orgânico, sem ser dispendioso.   
Confesso que gosto cada vez mais deste local e dos fins de semana na companhia destes bons amigos, que conheci através do blog. Ao dois, o nosso muito obrigado pelos bons momentos partilhados. 
Já agora, para quem gosta de velharias, recomendo uma visita ao excelente blog do Luís.

7 comentários:

  1. Zé Júlio, este jardim é, quase na totalidade, inspirado por ti.
    Muitas vezes vejo como fazes e tento copiar, ainda que não o consiga como acho que deveria; fazemos, o Luís e eu, algo que nos parece semelhante, tentamos perceber a essência da tua ideia, que acaba por ser também algo que vai ao nosso encontro, e as coisas avançam aos solavancos.
    Como o Luís refere, o jardim vai-se fazendo aos poucos, mas torna-se um solavanco enorme quando cá estás ... lol ...
    Gosto imenso do teu método de organizar o jardim, do organicismo das formas que vais vendo, sem que eu me aperceba inicialmente, a não ser depois de esquematizadas e, finalmente, criadas (pudera, depois de criadas deixam de ter mistério).
    As pedras (esta última que trouxeste é absolutamente curiosa e de cortar a respiração), plantas ou troncos - adoro os enormes troncos velhos e retorcidos dos sobreiros que colocaste desta vez; fazem-me lembrar o corpo de um dragão que mergulha na terra para, mais além, sair novamente em direção ao céu ... fantástico - parecem que ali estão há gerações.
    Creio não haver muitos seres humanos com este dom, o de conseguir ver as formas antes delas aparecerem, sendo que elas, as formas, têm o condão de se adaptarem ao local e tornam as que as rodeiam muito mais interessantes.
    Bem hajam aos dois não só pelo prazer da vossa presença como pela beleza que espalham em torno - só lastimo o não conseguir resolver o problema das flores das oliveiras, quem dera que pudesse resolver esse problema :-(
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Zé Júlio,

    Um encanto de jardim.
    Suas mãos são muito abençoadas.
    Uma linda semana! Abraços

    ResponderEliminar
  3. lindas imagens , é um gosto ver seus posts...

    boa semana pra ti.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Zé Júlio

    Os fins-de-semana contigo são sempre uma animação. Contigo ninguém se aborrece e não é só socialmente, é na forma de fazeres jardinagem. Os materiais são desencantados do lixo, trabalhas sem uma planta, um desenho, guiado pela intuição e sempre tudo com muito humor e com resultados surpreendentes.

    Como o Manel escreveu, tentamos seguir as tuas ideias básicas, embora com adaptações, pois como sabes tenho uma verdadeira paixão por rosas e este jardim tinha que ter um roseiral. Também não conseguimos ter a tua intuição para combinar e afeiçoar pedras umas às outras e fazer nascer muros orgânicos e caminhos sinuosos, mas um e o outro observamos-te e cada um à sua maneira e tal como no Feiticeiro de Oz, tentamos seguir tua pista na estrada dos tijolos amarelos em direcção ao outro lado do arco-íris.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. TUDO MUITO LINDO! EU NÃO GOSTO DE VELHARIA..KKK
    ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  7. UAUUUU!!!!! Está cada dia mais lindo esse sítio. Parabéns a todos ^_^ ... excelente trabalho!!! Beijócas brazucas... Regina e Luís

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...