quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um recanto aromático e colorido







Com hóspedes na casa Catita, tenho andado ocupado com outras coisas. E vai daí, achei que poderia falar um pouco mais do jardim que criei na casa de Pêra, e que fez com que o meu pai alterasse a sua apreciação dos espaços verdes.
Para começar, comecei por selecionar plantas resistentes ao longo verão quente do Algarve, e que não necessitassem de muita água. Outra coisa que não foi descurada, foram os aromas de plantas e flores, tanto diurnos como noturnos, conseguida, por exemplo, com o uso de jasmins e aromáticas.  Por fim, uma mistura de várias cores fortes  de bouganvilias e uma ou outra palmeira.
Embora sendo um pequeno espaço, tornou-se muito cativante e um local de convívio para toda a família, sem grande manutenção ou de regas frequentes. E estes dois aspetos finais são, provavelmente, aqueles que considero mais importantes e que vou continuar a defender e criar, sempre que possível. Viver nesta região a isso me obriga...

5 comentários:

  1. Que bela a romãzeira! No verão as flores, no outono os frutos e as folhas com tons outonais.

    ResponderEliminar
  2. TAG: Conhecendo o blog Indicado por http://caroldaros.blogspot.com.br/2013/07/tag-conhecendo-o-blog.htm

    Regras

    1. Os blogs selecionados para a TAG devem responder as 11 perguntas;
    2. Devem indicar 10 blogs que também deverão responder a TAG;
    3. Os blogs selecionados para responder a TAG devem ter poucos membros - aconselho 100 ou menos - pois o intuito é de fazermos com que eles sejam mais vistos e unirmos os blogs.
    Perguntas
    1)Como escolheu o nome do blog?
    2)Quanto tempo se dedica ao seu blog?
    3)Já teve problemas com comentários anônimos?
    4)Pretende mudar algo no blog em 2013?
    5)Já ficou sem inspiração para postar? Como superou isso?
    6) O que gosta de fazer quando está no computador?
    7)Quantos livros você lê por mês?
    8)Quantos blogs você visita por dia?
    9)Qual blog visita todos os dias?
    10)Quanto tempo você está na blog esfera?
    11) Você se espira em algum blog? Qual?

    ResponderEliminar
  3. Realmente conseguiste um jardim cheio de cor, que é quase sempre o objectivo principal de todos os jardineiros, sejam eles profissionais ou amadores. E no entanto, não é fácil alcança-lo fora da Primavera. O nosso Verão é duro e mata a maioria das plantinhas importadas da Holanda ou França e que compramos nas floristas. A maioria estão com um ar seco nesta altura do ano. Por estas razões, julgo que os teus conselhos são muito úteis e devemos procurar plantas endémicas da região ou bem adaptadas ao sol e ao calor extremos e que não precisem de muita água.
    Encantei-me com as buganvílias
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito, sim. Eu também tenho o problema da água. E para além desse, tenho outro, que é o frio e o gelo (geadas entre início de Novembro e finais de Abril), que tornam tudo ainda mais difícil. Acho que o truque é mesmo olhar para as espontâneas e tentar seleccionar o mais possível de entre esse conjunto de plantas. Mas com os meus fracos dotes de jardineira, até ver ainda não tenho tido grande sucesso...

    ResponderEliminar
  5. É uma pena que Portugal é um pouco longe daqui, caso contrario, iria agendar uma visita, nos seus jardins, são realmente de muito bom gosto!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...