segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Está a nascer mais um belo projeto no Algarve








Acho que chegou a altura de vos apresentar uma das minhas últimas participações/ajuda em que tenho andado envolvido nos últimos tempos.
Durante este verão, conheci, através do blog, o Hélder, vizinho e proprietário de um belo terreno com 8 mil metros quadrados, onde tenciona construir um ambicioso projeto turístico. 
Ao visitar o espaço, com o qual me identifiquei de imediato, reconheci o imenso potencial e desafio que o amigo Hélder tem pela frente, e de imediato comecei a "meter o bedelho"... Agora, sempre que encontro algo na berma da estrada, como plantas, e quando acho que tem a "cara" do Hélder, lá vai tudo para o terreno dele. Exemplo disso, entre muitas outras coisas, foram os Agaves attenuatas e estas enormes yuccas elephantipes. São plantas que, apesar (ou por isso) de abandonadas ou deixadas à beira de um caixote do lixo, são elementos importantes num novo projeto, pois representam uma enorme poupança. Só como referência, as 4 yuccas deste dia, se fossem compradas num gardem center, poderiam custar talvez 1000 euros (na carrinha estão apenas duas).
Isto prova que até um projeto de jardim ambicioso pode ficar barato e, para isso, basta andar de olhos bem abertos...

4 comentários:

  1. Zé Júlio

    Gostei de conhecer o teu novo projecto, Sem dúvida que o Helder vai poder contar com uma mais valia no seu emprendimento turístico, um jardim invulgar, genuinamente mediterrânico e que vai encantar os turistas, que já estão fartos de banais resorts com relva e palmeiras das canárias.

    Tu e o Helder parecem dois atlas, capazes de moverem os maiores rochedos e as árvores mais centenárias apenas com uma mão.

    Estou cheio de curiosidade pelo desenrolar do projecto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parece-me interessante o que estão a desenvolver, nem seria de esperar outra coisa vindo de ti.
    Anda por aqui a dita "ficus elastica" que anda ansiosa por ir viajar até ao Algarve, eu é que lhe tenho limitado um pouco os movimentos, porque doutra forma já teria posto botas ao caminho e desaparecido da minha varanda!
    Creio que poderá ter lugar por aí, se por acaso acharem por bem.
    Estive a consultar os teus albuns do Pintrest que tens feito, e são realmente um bom apanhado do que tens encontrado.
    Assim as coisas estão mais ordenadas e torna-se mais fácil encontrar o que se quer.
    Os meus parabéns pela iniciativa
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Bem antes demais tenho de agradecer ao meu grande amigo Júlio por todo o apoio e disponibilidade, hoje em dia raramente se encontram pessoas com imenso coração e tal prontidão :-)
    Pois eu tal como todos os seguidores deste blogue sempre tive uma enorme paixão pela natureza, e como tal conseguimos dar valor a verdadeiras preciosidades que passam despercebidas aos olhos de quase toda a gente.
    Caro Luisy pois tanto eu como o Júlio temos uma relação muito próxima com os grandes "penedos" rsrsrrsrs um mata e o outro esfola :-) mas não é apenas com uma mão lol tem mesmo de ser com as duas mãos e os dentes :-)
    Amigo Manel claro que a sua "ficus elastica" é bem vinda e com certeza que arranjarei um cantinho especial para ela, é só combinarmos...
    Relativamente a estas Yucas realmente no inicio parecia impossivel lol mas com paciência lá sairam do lixo e foram parar a um sitio onde poderão ser vistas e admiradas.
    Desde já, convido todos os interessados a conhecerem este projecto pessoalmente, que é sem dúvida um projecto ambicioso mas ao mesmo tempo muito humilde, pois a base é reciclar e reutilizar verdadeiras preciosidades perdidas (ou não) pelos recantos do nosso País maravilhoso :-)

    ResponderEliminar
  4. Caro Hélder

    Muito obrigado pelo comentário tão simpático. Julgo que o Hélder, com a ajuda e o gosto do Zé Júlio, conseguirá fazer um jardim especial, até porque o terreno em declive, pede caminhos para passear, recantos secretos e pelo que percebi vão aproveitar também as árvores existentes. Julgo que o segredo do Zé Júlio é precisamente esse o de aproveitar as plantas da região, como os alecrins, as alfazemas, os bolbos e junta-los com pedras, restos de ruínas e conseguir qualquer coisa única, o que é uma mais valia numa zona tão turística como o Algarve.

    Espero vir a conhecer o projecto de perto e desde já agradeço o convite

    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...