quinta-feira, 20 de março de 2014

As mantas tradicionais de Reguengos de Monsaraz









Quando há alguns anos comprei uma velha manta alentejana (que pode ser apreciada na colagem), estava longe de imaginar que iria encontrar uma "fábrica" que ainda hoje as faz. 
Durante a minha estadia no castelo de Monsaraz, e ao entrar numa das muitas lojas de artesanato, conheci a proprietária, Mizette Nielsen, e fiquei a saber que era holandesa e apaixonada pelo artesanato alentejano. Por toda a loja havia belíssimas mantas tradicionais, o que me despertou o interesse em saber onde eram feitas e a Mizette contou-me a sua história. Ao comprar, nos finais dos anos 70, uma velha fabrica de lanifícios localizada em Reguengos de Monsaraz, não só conseguiu manter esta tradição, como continua a divulgar mundialmente este património cultural. Esta é talvez a última "fábrica" de mantas alentejanas que sobreviveu ao tempos e tudo se deve à paixão desta holandesa há mais de 30 anos.  
Vale a pena  fazer uma visita ao local...  

1 comentário:

  1. Mais do que as mantas encantou-me o espaço. Há uma simplicidade nos interiores do Alentejo que sempre me espanta. Com efeito, efeito, a verdadeira elegância passa sempre pela depuração

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...