terça-feira, 9 de julho de 2013

Lilases de julho







Para começar, quero agradecer todos os comentários deixados no último post, pois é sempre importante esta partilha de opiniões.

As fotos de hoje são de algumas plantas que se encontram em plena floração no jardim e que, em comum, para além de possuírem flores lilases, são também pouco exigentes em termos de rega, o que faz toda a diferença. Nos últimos anos, tenho propagado estas plantas por todo o jardim, mas acho que ainda são poucas. 
Agapantos, tomilhos e o Vitex agnus-castus são as beldades do post de hoje. A primeira é originária da África do Sul e as seguintes são do Mediterrâneo e, claro, estão presentes na flora do Algarve. 
Uma curiosidade que já aqui mencionei diz respeito ao arbusto Vitex agnus-castus, conhecido popularmente como pimenta do monge ou árvore da castidade. No passado, parece que as sementes desta planta foram muito usadas como uma espécie de "anti-viagra" por parte do clero masculino, sobretudo em mosteiros, e longa foi a sua utilização, no passado, também como planta medicinal para tratar de muitos outros problemas de saúde. Este é um arbusto que pega muito bem a partir de estaca ou de semente.

4 comentários:

  1. Minha mãe tem muitas destas plantas e quando comçam a florir , ficam maravilhosas, com as suas.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Suas plantas são lindas, infelizmente não tenho seu dom para cuidar de plantas, mas que contradição, escolhi trabalhar com insetos, os grandes inimigos dos jardins e das plantas!rsrs..

    ResponderEliminar
  3. Julho é mesmo o mês do Agapanthus! Adoro! São lindíssimos e dão uma cor especial aos jardins!!

    Entretanto aproveito para agradecer o último presente!! Espero em breve poder retribuir com uma Clivia Variegata. Vamos ver se elas desenvolvem!! Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Bonitas imagens, e que bom que estas plantas tão bonitas são pouco exigentes em água - é o que se precisa, num país onde a água escasseia cada vez mais... Eu gosto muito de jardins e tenho uma grande pena de não ter "jeito" para eles. Para agravar ainda mais a coisa, gostava especialmente de ter um jardim maioritariamente de plantas nativas (de Portugal e da zona em que vivo), para poupar água, maior integração na paisagem, menos necessidade de manutenção... Mas na prática não é fácil!
    Queria agradecer-lhe a identificação da nêveda. E, se não for abusar, perguntar se lhe dá algum uso culinário. Fiz umas buscas na internet, mas apenas encontrei referências a chás medicinais.
    Obrigada!
    Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...