sábado, 28 de dezembro de 2013

Agaves irmãos




Os Agaves destas fotos, por incrível que pareça, são da mesma idade e, de diferente, apenas têm o local onde foram plantados: o da primeira foto, nos arredores de Sintra, e o da segunda foto, no Algarve. 
Quando criei o jardim da primeira foto, escolhi plantas de baixa manutenção e com grande resistência à seca, sobretudo durante os meses de verão. O local onde foi construído facilmente alaga durante o inverno, o que me levou a elevar o nível do jardim em cerca de 40 cm, recorrendo a alguns camiões de terra que veio de fora. Para evitar ervas, foi colocada uma tela de jardim e, sobre esta, casca de pinheiro. Parece que com isto tudo criei, sem saber, condições excecionais para estas plantas, e nunca pensei que crescessem desta forma.
A planta irmã, que plantei no Algarve num local bastante seco, continua com o mesmo tamanho, 4 anos depois, enquanto que os que foram plantados em Sintra já se encontram muito próximos do seu tamanho adulto. Parece mesmo ter adormecido, à espera de melhores dias, isto é, com mais água...
Felizmente este Agave não afilha, caso contrário, o jardim estaria cheio de pequenos Agaves rompendo a tela, obrigando-me a muito mais trabalho de remoção.

2 comentários:

  1. Bem, estranhei em primeiro lugar, ver-te tão vestido. Normalmente anda mais descapotável.

    Nunca tinha visto agaves tão grandes. São colossais. Provavelmente será resultado da água toda que recebem durante o Inverno.

    Um abraço e boas entradas

    ResponderEliminar
  2. Já tive esta agave no meio do jardim mas cresceu tanto que começou a machucar as crianças quando iam brincar no jardim, por causa de seus espinhos e acabei tirando do jardim.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...