domingo, 23 de fevereiro de 2014

O último grande nevão florido do Algarve







Após a intensa floração das amendoeiras, em que o branco predomina e que agora chegou ao fim, temos agora mais um "nevão florido", composto por várias plantas e arbustos, dos quais gostaria de salientar duas plantas bem nossas. Muitos são os campos repletos destes arbustos (Retama monosperma) que se encontram em plena floração. São milhões de pequenas flores perfumando o ar e, a meu ver, um dos momentos altos do ano aqui no Algarve.
Outros são os campos, igualmente floridos de branco, mas desta vez por "gaimões" (Asphodelus ramosus), uma outra belíssima planta da nossa flora e que é tão pouco usada pelos nossos "jardineiros". Felizmente começam a surgir empresas cujo objetivo passa pela divulgação e comercialização de sementes destas e muitas outras plantas da nosso flora. Se estiverem interessados, dêem uma olhadela no Sementes de Portugal. 
No jardim da Catita, também se sentem os efeitos deste último nevão florido, mas nas flores brancas dos Galanthus.  

A penúltima foto é da mais recente aquisição para o jardim e que chegou esta semana de Inglaterra. Trata-se de um Aloe polyphylla que, quando mais velho, espero que venha a ter o aspecto da planta da última foto. Este Aloe há muito que era desejado, e acredito que vai fazer parte das curiosidades do jardim.  

3 comentários:

  1. Que bela neve,gostei da aloe.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Ola Júlio, mais uma vez lindíssimas fotos. Parabéns pelo novo Aloe, mas o que mais me chamou à atenção foi a flor da nossa autóctone Asphodelus ramosus, grande potencial ornamental! Tenho que ver se arranjo para o jardim, ja a tenho visto pelos campos. Outra que adoro são as galanthus, surpresa que se dão tão bem no Algarve, são lindíssimas, é outra planta que tenho que adquirir para o meu jardim!! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Zé Julio

    Gostei particularmente dos Galanthus. Recordam-me os brincos-de-princesa ou fuschias.

    A rosa cuca do Manel que tu plantaste tem afinal seis botões!!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...