quarta-feira, 24 de abril de 2013

Multiplicação de plantas a partir de estacas, rizomas e folhas




Esta semana aproveitei para fazer algumas podas nas alfazemas e nos alecrins, e como são plantas que pegam facilmente de estaca, resolvi fazer algumas plantações. O processo é muito fácil e quem tiver interesse, é só seguir as fotos da primeira colagem. Convém, após a plantação, manter a terra húmida e protegida do Sol direto. Entre muitas outras plantas, as aromáticas podem facilmente ser multiplicadas desta forma nesta altura do ano.  
Outras formas de multiplicar plantas, e que aqui já demonstrei no passado, é através do uso da raiz da planta, como foi o caso do Acanthus mollis em novembro de 2012, e que irá florir pela primeira vez este mês. Por fim, a plantação de várias plantas suculentas num velho tronco de o
liveira, feita em março de 2011. Neste caso, foi muito fácil  obter novas plantas a partir de folhas semi-enterradas. A última colagem mostra o aspeto atual da plantação.
Claro que poderia comprar todas estas plantas já envasadas, mas não seria a mesma coisa. Gosto de saber que posso criar um bonito espaço verde, tendo como lema a reutilização e muito pouco dinheiro.

5 comentários:

  1. Gostei muito do tronco com suculentas, elas ficaram lindas

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Julio, ficou muito bonito esse tronco de suculentas, aqui no norte tambem já aparecem muitas suculentas diferentes dessas!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. As suculentas são plantas magníficas.
    Obrigado por nos oferecer a oportunidade de ir descobrindo as belezas naturais deste nosso país.
    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Gostei do tronco como vaso... lindo e bem rústico!
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu ganhei ontem, um galho de alecrim, e não sabia como proceder no plantio.
    Esse tronco é a coisa mais linda que já vi.
    Seu lugar é encantador!
    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...