domingo, 26 de janeiro de 2014

Palácio da Fonte da Pipa...à espera de um MILAGRE














O Algarve não é rico em património edificado, e o pouco que existe parece que não tem merecido grande atenção por quem de direito. É triste e revolta-me.
Deixo aqui algumas fotos que tirei do actual estado de (não) conservação de um dos mais belos palácios desta região, onde estive hoje, acompanhado pelos amigos Manel e Luís (http://velhariasdoluis.blogspot.pt/) Ali podem ser observadas algumas das mais belas pinturas de paredes e tectos alguma vez feitas em Portugal, pormenores arquitectónicos de riquíssimo valor, e sei lá mais o quê... Só me vem à cabeça a triste frase: "pérolas a porcos"!!

6 comentários:

  1. É uma pena deixar assim ao abandono tanta beleza!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. É triste mesmo , como pode uma lugar tão lindo abandonado
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Afinal é mesmo "Fonte da Pipa"!
    Esta peça de arquitetura é algo de excecional dentro do nosso país.
    Agora que voltei a ler o blog do Ruin'arte dou conta que algumas salas do piso de cima, nomeadamente aquela sala cheia de curvas e contracurvas, com as colunas e arcos ogivais (a arquitetura interior desta sala será do século XIX), seguramente terá tido a sua pintura decorativa executada nos anos 20, aquando da sua compra por Manuel Dias Sancho, pois o estilo é bem diferente do das salas do piso inferior, as quais possuem um sabor totalmente romântico e com um mestre de mão cheia, Pereira Cão (segundo o blog Ruin'arte), a executar as pinturas parietais.
    Absolutamente fantásticas e que ganham uma nova vida quando as consegui visitar e me deste a oportunidade de as partilhar contigo e com a tua sensibilidade.
    Claro que a frustração é muita; assistir à agonia duma casa deste calibre é por demais triste!
    Mas não haverá muita gente com dinheiro suficiente que consiga acudir a esta casa, e quem o tem dá contra a parede da burocracia camarária, que deve preferir ver esta obra vandalizada e em lenta agonia.
    Um destes dias alguém acende uma fogueira no interior e lá desaparece uma das jóias da arquitetura desta região!
    Acudir a esta obra hoje ainda poderá ser possível com uma quantidade razoável de dinheiro, mas não demorará muito mais tempo que acudir-lhe será algo de incomportável!
    Um bem hajas por teres partilhado esta jóia connosco
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Es un sitio precioso, lástima que se encuentre en ese estado.

    ResponderEliminar
  5. Caro Zé Júlio

    Em primeiro lugar, é um privilégio ter um amigo como tu, que nos leva a visitar locais incríveis do Algarve, como este Palácio, as aldeias abandonadas, as casas em ruínas com pintura escaiolada ou as alfarrobeiras e oliveiras centenárias. A imagem das praias, dos resorts, dos campos de golf e dos aquaparks, que os promotores do Algarve insistem em nos querer transmitir, está perfeitamente gasta e estafada.

    Segundo, as pinturas deste Palácio mostram-nos que mais uma vez não são só as fachadas dos edifícios antigos que importa conservar. Os interiores são tão ou mais importantes que os exteriores, como neste caso, em que as pinturas murais são deslumbrantes. São de muito melhor qualidade que por exemplo, as do teatro Lethes, que é um espaço classificado.

    Terceiro, os interiores deste palácio maravilharam-me, porque parece que o jardim invadiu as paredes do Palácio, Percebe-se que num clima privilegiado como o do Algarve, as portas desta grande casa estavam quase sempre abertas para o jardim e o decorador quis dar a sensação aos seus ocupantes, que o roseiral, os lilases e as trepadeiras penetravam pela casa adentro. O resultado é um conjunto cheio de cor e "joie de vivre", em que dentro de casa se gozava a natureza do Algarve.

    Um abraço agradecido por nos teres mostrado este espaço

    ResponderEliminar
  6. Ai se eu pudesse - se tivesse dinheiro, ou se me autorizassem - a maravilha que eu fazia desta Palácio da Fonte da Pipa - jardim, museu, hortas, centro de exposições, sei lá... São devaneios, claro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...