Com hóspedes na casa Catita, tenho andado ocupado com outras coisas. E vai daí, achei que poderia falar um pouco mais do jardim que criei na casa de Pêra, e que fez com que o meu pai alterasse a sua apreciação dos espaços verdes.
Para começar, comecei por selecionar plantas resistentes ao longo verão quente do Algarve, e que não necessitassem de muita água. Outra coisa que não foi descurada, foram os aromas de plantas e flores, tanto diurnos como noturnos, conseguida, por exemplo, com o uso de jasmins e aromáticas. Por fim, uma mistura de várias cores fortes de bouganvilias e uma ou outra palmeira.
Embora sendo um pequeno espaço, tornou-se muito cativante e um local de convívio para toda a família, sem grande manutenção ou de regas frequentes. E estes dois aspetos finais são, provavelmente, aqueles que considero mais importantes e que vou continuar a defender e criar, sempre que possível. Viver nesta região a isso me obriga...
Que bela a romãzeira! No verão as flores, no outono os frutos e as folhas com tons outonais.
ResponderEliminarRealmente conseguiste um jardim cheio de cor, que é quase sempre o objectivo principal de todos os jardineiros, sejam eles profissionais ou amadores. E no entanto, não é fácil alcança-lo fora da Primavera. O nosso Verão é duro e mata a maioria das plantinhas importadas da Holanda ou França e que compramos nas floristas. A maioria estão com um ar seco nesta altura do ano. Por estas razões, julgo que os teus conselhos são muito úteis e devemos procurar plantas endémicas da região ou bem adaptadas ao sol e ao calor extremos e que não precisem de muita água.
ResponderEliminarEncantei-me com as buganvílias
Abraços
Muito bonito, sim. Eu também tenho o problema da água. E para além desse, tenho outro, que é o frio e o gelo (geadas entre início de Novembro e finais de Abril), que tornam tudo ainda mais difícil. Acho que o truque é mesmo olhar para as espontâneas e tentar seleccionar o mais possível de entre esse conjunto de plantas. Mas com os meus fracos dotes de jardineira, até ver ainda não tenho tido grande sucesso...
ResponderEliminarÉ uma pena que Portugal é um pouco longe daqui, caso contrario, iria agendar uma visita, nos seus jardins, são realmente de muito bom gosto!
ResponderEliminar