A flora autóctone algarvia é composta por muitas plantas bastante aromáticas, e se tivesse que escolher uma para exemplificar isso, seria, certamente, este tomilho conhecido localmente por "bela luz", ou "sal puro". O seu aroma forte a cânfora é inconfundível e nesta altura do ano, em que se encontra em plena floração, pode facilmente ser reconhecido no campo.
As fotos de hoje são de um tomilho que transplantei para o jardim da Quinta dos Reis há cerca de dois anos, e que é um excelente exemplo de como esta nossa planta do mato pode ser muito ornamental num jardim. Uma curiosidade sobre o seu aroma, e sobre esta planta em especifico, é que basta tocar-lhe com a mão ao de leve para que toda uma enorme área em seu redor fique perfumada. Infelizmente, ou não, esta planta é pouco conhecida pelos locais.
Este tomilho é conhecido mundialmente por Thymus mastichina e fico muito feliz em saber que é nosso.
é muito bela , ficou bonita no jardim.
ResponderEliminarhttp://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Que floração espectacular!!!
ResponderEliminarUm abraço
Oi, gostaria de saber como se reproduz esta planta... se for por sementes, como obte-las? tenha uma ótima semana! http://midorihouseheloisa.blogspot.com.br/
ResponderEliminarOlá Heloisa!
EliminarPara cultivar este tomilho precisa de ter um clima seco. Se quiser, mais tarde posso arranjar algumas sementes e enviar para o Brasil.
Obrigado por todos os comentários que tem deixado no Blog.
Vou ficar muito satisfeita de receber qualquer tipo de sementes que você puder me enviar, tenho a impressão que o seu clima é um tanto parecido com o daqui... só não temos um inferno rigoroso. Minha região fica no Centro Oeste do Brasil e, aqui, só temos duas estações: a chuvosa e a seca! Desde já agradeço!
ResponderEliminar