sábado, 4 de maio de 2013

Mais um oratório embutido numa casa algarvia






É no concelho de Loulé onde esta tradição de oratórios embutidos tem maior expressão. Sempre ou quase sempre construídos em frente à porta de entrada, estes nichos parecem fazer parte de uma tradição anterior ao séc.XX. 
De vez em quando, e no meio de matos, lá encontro mais uma casa arruinada que, no seu interior, ainda ostenta orgulhosamente um destes belos oratórios (semelhantes a outros que já publiquei), prova de uma religiosidade passada. Por vezes, a parede onde se encontra é a única que ainda está de pé. Acho que, até ao momento, não foi feito um levantamento deste património, o que é uma pena...
O quadro da última colagem encontrava-se numa outra divisão da mesma casa e, apesar da moldura não se encontrar em bom estado, a estampa conservou-se. Acho que vou passar algumas horas a restaurá-lo. 

3 comentários:

  1. Zé Júlio

    Estes oratórios são encantadores e já tive o privilégio de os visitar contigo e usa-los para fotografar um dos meus Cristos.

    Contudo, neste oratório que fotografaste, não consigo reconhecer o motivo decorativo que o encima. Será a figura de um anjo simplificada? Ou uma mera decoração com as as folhas de palmas, simbolo do martírio?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho o máximo estas tuas descobertas e de certa forma preserva e dissemina entre nós essas maravilhas!!

    Obrigada por compartilhar!!

    Abraços
    Sheila

    ResponderEliminar
  3. Zé Júlio, cheguei aqui pela mão da Sheila e estou encantada. Juro!
    Sou apaixonada pelo Algarve, pelo clima, pela serra, pelo mar, pela vegetação, pela ... poderia a enumerar uma infindável listas.
    O seu trabalho é magnífico e vou aprender muito consigo.
    Evidentemente que fico como seguidora, deixando um convite para que me visite.
    Um abraço da Nina

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...