quinta-feira, 9 de maio de 2013

Flores do campo algarvio







As fotos de hoje foram tiradas durante uma das muitas caminhadas que faço no Algarve e que, no caso, terminou numa das mais belas ribeiras da região. O percurso de hoje andou à volta dum local conhecido como "Rocha da Pena" e acabou com um banho na ribeira de Algibre. 
O Algarve é conhecido por possuir uma flora muito rica e extremamente aromática como é o caso dos tomilhos, e todas estas plantas são excelentes opções para espaços verdes de baixa manutenção.
Por ordem descendente, temos hoje, em primeiro lugar, as belas flores da Nigella demascena, fotografadas muito próximas de um campo cheio de tomilho bela luz (Thymus mastichina); depois, uma enorme composição de "espigas" azuladas de Nepeta tuberosa, uma das minhas favoritas; e, por fim, mais um pequeno e aromático tomilho autóctone do Algarve e que, localmente, é conhecido por tomilho cabeçudo (Thymus lotocephalus). Estas são mais algumas plantas da flora do Sul  que continuam a encantar-me e que não me canso de fotografar. Espero que gostem.
A última foto mostra as águas cristalinas que correm na ribeira de Algibre e que me souberem muito bem após a caminhada!

6 comentários:

  1. Bela foto do tomilho cabeçudo. Foi tirada onde? uma variedade de tomilho com odor floral e unica na europa.

    ResponderEliminar
  2. Sabe de alguma forma de conseguir criar orquideas tipicas do barrocal em jardim? tenho 3 variedades no terreno onde vivo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...